01/11/2013

Brincadeira de criança - Calendário do Advento


Boa Tarde meus amores,

Novembro chegou e automaticamente, estamos as vésperas  do NATAL. Fase ideal para começarmos a preparar o Calendário do Advento. 


Aprendi com minha tia, quando passamos uma temporada inesquecível com ela na Alemanha (eu e minha irmã). Mas para entendermos um pouco sobre ele, vou contar rapidinho do que se trata.

Na verdade, o calendário é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal.

O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia do Advento.
Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinha meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia.

O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas.


Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. De 24 até 1. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal ou o nascimento de Cristo quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas.

Imagem net
Nos dias atuais, podem ser feitos em tecido com pequenos bolsos que são preenchidos com doces ou mimos pequenos. Hoje em dia, muitos calendários foram readaptados por artesãos para acomodar um pequeno chocolate, mensagens, fotos ou confeitos a mais para cada divisão. São direcionados em especial para as crianças, que aguardam ansiosamente pela data comemorativa e pela tão esperada chegada do Papai Noel. Infelizmente têm sido criticados, por não ter relação com o nascimento de Cristo e simplesmente faturar com as vendas de Natal. 

Na minha humilde opinião, a intenção de despertar o interesse nas crianças é das melhores possível. As ensina a contar, a esperar, celebrar... Enfim, o que vale é a intenção.

Vamos ver os modelos atuais e despertar a criança dentro de nós e uma tradição tão linda que jamais deve ser esquecida.


Luvinhas em feltro Customizadas.

Mini sacolinhas, com brindes ou mensagens.
Cones de cartolina, preenchidos com doces
para criançada.
Craft sempre presente. Mini sacolinhas com decoração maravilhosa. Pode colocar o que quiser.

Panô com bolsinho com mimos para cada dia. Perfeito de Lindo!


Gostaram? Que tal começar a criar o seu e celebrar? Não esqueçam, que a primeira janelinha se abre no dia 1º de Dezembro.

Beijocas,


Mini Mêne

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar e Obrigada pela visita, volte sempre! ✿◕‿◕✿

Acho que vocês vão gostar também de...

Cantinho da Minoca

 
Créditos do Layout por Graça layouts.