06/12/2013

Dia de São Nicolau





Hoje o post é diferente, um pouco de curiosidades!

Hoje é dia de São Nicolau.


São Nicolau de Mira foi um santo do século IV da era cristã, que ficou conhecido por seus milagres e por sua compaixão pelos mais desamparados. Seu nome significa “o povo vence”. Desde o início dos seus trabalhos como monge, foi muito popular e querido pelos mais necessitados e desejosos de Justiça social. Ele também participou do primeiro Concílio ecumênico, em Nicéia, no ano 325 d.C., que definiu o credo da Igreja Católica, e se tornou um exemplo de fé universal. São Nicolau é o patrono dos enfermos, das crianças, dos viajantes e dos mais necessitados.

Ele é o verdadeiro Papai Noel ou Santa Claus (mundialmente conhecido).
Apesar da imagem do Papai Noel vestido com trajes vermelhos incrustada em todo o Ocidente a partir da influência cultural norte americana, a tradição bizantina conta que, São Nicolau trajava roupas de bispo, e atirava, em segredo, sacos de moedas de ouro através das janelas das casas de sua vila, durante o Natal, ajudando as pessoas mais necessitadas. Mais tarde, milagres também teriam sido atribuídos a ele como nos episódios nos quais barcos, a caminho da Palestina, ou viajando entre o Egito e a Líbia, teriam sobrevivido aos solavancos dos mares durante fortes tempestades graças à intercessão do santo. E do marinheiro que morreu, atingido pelo mastro, e foi depois ressuscitado. Graça também alcançada por intermédio de suas orações.

Devido a sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é atualmente um dos santos mais conhecidos da cristandade e mais queridos pelo povo.

Essa imagem que conhecemos, do bom velhinho fofinho e vestido de vermelho, surgiu em 1931 através da empresa Coca-Cola, quando lançou uma propaganda com a nova versão de Santa Claus. O cartunista americano Thomas Nast foi o criador do atual Papai Noel, que na época apareceu nas telas da televisão oferecendo uma garrafa de refrigerante para uma garotinha.

O marketing da empresa parece ter dado tão certo, que fez com que muitos, desde então, nem se dessem conta da existência de outro Papai Noel. Desde 1997, no entanto, existe um movimento organizado pelo padre alemão Eckhard Bieger, que tenta resgatar o verdadeiro símbolo das comemorações de Natal.

O padre jesuíta deseja evitar a confusão que freqüentemente envolve as duas figuras natalinas. Em entrevista a uma agência de notícias, ele afirma que São Nicolau é "desde a Idade Média o patrono das crianças". Por esse motivo, " a Coca-Cola deveria procurar uma outra figura para propagar o clima natalino", conclui.
A iniciativa de Bieger tenta eliminar o teor mercadológico e comercial que acabou sendo associado ao Natal. Resgatar o símbolo original do Natal pode ser o primeiro passo para não se perder o verdadeiro sentido da comemoração do nascimento do Menino Jesus.  

             http://www.dm.com.br
 
Beijocas,

Mini Mêne

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar e Obrigada pela visita, volte sempre! ✿◕‿◕✿

Acho que vocês vão gostar também de...

Cantinho da Minoca

 
Créditos do Layout por Graça layouts.